ENFERMAGEM

PRESENCIAL E EaD FLEX

(EM BREVE)

74f39123-cd72-4519-b8c6-eb2ff22ba8ab
a coOrdenação

Prof. ISABEL BATISTA DA SILVA RIBEIRO

Isabel Batista da Silva Ribeiro, bacharel em enfermagem pela Faculdade Adventista da Bahia (2014) mestre em saúde coletiva com concentração em epidemiologia pela Universidade Federal no Espírito Santo ( 2018). Atualmente é professora dos cursos de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Estética e cosmética, Psicologia e Educação física na Unifaesp, e também coordena os cursos de Estética e cosmética e Fisioterapia desta instituição.

cONTE COM OS laboratórios
laboratório de anatomia
laboratório de anatomia
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE QUÍMICA
LABORATÓRIO DE SEMIOTÉCNICA
LABORATÓRIO DE SEMIOTÉCNICA
LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
LABORATÓRIO DE MICROBIOLOGIA E PARASITOLOGIA
LABORATÓRIO MICROSCOPIA
LABORATÓRIO MICROSCOPIA
LABORATÓRIO DE INFORMATICA
LABORATÓRIO DE INFORMATICA
conheça o  seu campus
CAMPUS SEDE

R. Ten. Tito Teixeira de Castro, 1222 – Boqueirão, Curitiba – PR, 81670-430

 

matriz curricular

confira aqui a matriz curricular de seu curso.

O QUE diz quem já fez:

sobre o curso

Formar um enfermeiro apto para desempenhar as suas funções assistenciais, gerenciais e de pesquisa, nas dimensionalidades humanas, física, mental e social, paralelas a uma visão didático pedagógica, pronto a atender as necessidades atuais do mercado de trabalho, conhecedor da realidade local e regional e estudioso dos temas nacionais e internacionais no contexto da epidemiologia e saúde.

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

O Curso de Graduação em Enfermagem da UniFaesp, propõe em sua essência aquilo que é disposto no artigo 1º, da Resolução CNE/CES número 3, de 7 de novembro de 2001, que institui as Diretrizes Nacionais Curriculares dos Cursos de Graduação em Enfermagem, forma profissionais com perfil de “Enfermeiros generalistas, que sigam os princípios éticos de humanização, exercendo liderança, comunicação e gerenciamento no trabalho dentro de equipes multiprofissionais, capazes de tomar decisões, sempre baseadas em evidências científicas. Enfermeiros habilitados a utilizar as novas tecnologias em saúde, comprometidos com à busca da excelência, através da educação permanente, de forma sustentável, na prevenção, promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde, tanto em nível individual como coletivo, sempre tendo como objetivo fundamental, o bem-estar do indivíduo e da comunidade como um todo, visando um cuidado holístico capaz de focar no bem estar geral do  indivíduo, nos diferentes níveis de atenção à saúde, de acordo com princípios norteadores do Sistema Único de Saúde”.

A UniFaesp propõe formar profissionais com fundamentação nas competências e habilidades gerais e específicas presentes nas diretrizes do curso de graduação em enfermagem preparando profissionais enfermeiros de excelência que tenham em suas competências a atenção à saúde através de ações de prevenção; tomada de decisões para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas  as diversas áreas de atuação no campo do cuidado; comunicação os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral; Liderança no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais deverão estar aptos a assumir posições de liderança; Administração e gerenciamento tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho quanto dos recursos físicos e materiais e de informação e  Educação permanente sendo capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais. Nesse sentido, a Unifaesp busca a formação de um profissional completo que esteja apto as demandas do mercado de trabalho atual.

ÁREA DE ATUAÇÃO DO EGRESSO

O campo de atuação do egresso do Curso de Enfermagem é em toda rede de clínicas, laboratórios e hospitais, públicos ou privados.

Dentre outras, o enfermeiro atua, a título de exemplo como Enfermeiro do Trabalho, Enfermeiro Pediatra, Home Care, cuidado de idosos, Enfermeiro de resgate, Enfermeiro Obstetra e Enfermeiro Médico Cirúrgico, em Situações de Emergência e Calamidade, nas Forças Armadas, e “Ong’s”, em programas públicos de atendimento, bem como, atua em escolas no setor de enfermaria ou ainda no Magistério.

enfermagem

PORTARIA

Curso de Enfermagem EaD Flex – Portaria Consepe Nº 59, de 1 de março de 2019. Aguardando Portaria MEC.

Curso de Enfermagem Presencial – Portaria Consepe Nº 60, de 1 de março de 2019. Aguardando Portaria MEC.

duração mín. do curso
5 anos
carga horária total
Presencial 4020 horas
Flex 4060 horas
TITULAÇÃO
Bacharel
Conheça AS MODALIDADES
MODALIDADE FLEX

A UniFaesp denomina de EaD Flex a ação didático-pedagógica da Educação a Distância com Atividades Práticas Presenciais Obrigatórias.
As disciplinas do curso são cuidadosamente planejadas para que a parte teórica seja ministrada por meio digital, em plataforma própria, em qualquer dia e horário, sem que o aluno necessite ir presencialmente até a UniFaesp. Já a parte prática das disciplinas é realizada com a presença de professores e alunos, principalmente em laboratórios do curso, no Centro Universitário.
Assim, em alguns momentos o aluno realiza as disciplinas com atividades supervisionadas com todo acompanhamento da equipe do EaD – auto estudo, assiste videoaulas ministradas por professores experientes e realiza trabalhos, em outros, há o acompanhamento presencial de professores.
A EaD Flex é o ensino ideal para quem quer estudar e busca horários flexíveis. É a metodologia mais atual em que as melhores experiências do ensino tradicional se complementam com as inovações tecnológicas.

MODALIDADE PRESENCIAL

O ensino presencial tem como principal característica a reunião entre professores e alunos em um mesmo espaço físico, ao mesmo tempo.
O conteúdo é repassado pelos professores e debatido com os alunos, diariamente. São utilizadas metodologias como aulas expositivas, trabalhos em grupo, seminários, debates, apresentações de trabalhos. Nesta modalidade, o aluno deve estar presente, tanto para atividades teóricas, quanto para as atividades práticas de laboratório, de sala e avaliações, para a sua aprovação.
Também, neste ensino há possibilidade de que algumas disciplinas/atividades sejam ofertadas em meio digital, utilizando TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, quando previstas no PPC.

Conheça MAIS cursos
biomedicina
Biomedicina
medicina veterinária
MEDICINA VETERINÁRIA
psicologia
PSICOLOGIA
nutrição
NUTRIÇÃO
educação física
EDUCAÇÃO FÍSICA
farmácia
FARMÁCIA
estética e cosmética
ESTÉTICA e COSMÉTICA
fisioterapia
FISIOTERAPIA
terapia ocupacional
TERAPIA OCUPACIONAL
enfermagem
ENFERMAGEM (em breve)