laboratório de semiologia

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CONHEÇA O LABORATÓRIO.

O laboratório de semiotécnica da UniFaesp, é um ambiente de aprendizagem que possibilita ao acadêmico de enfermagem o desenvolvimento do conhecimento adquiridos na disciplina de Semiologia e semiotécnica de forma prática sob orientação do professor. Esse espaço conta com uma estrutura composta por camas hospitalares, manequins em tamanho real que favorecem o treinamento de diversas técnicas, previamente ao contato direto com o paciente nas unidades hospitalares e de saúde em geral, além desses recursos todos os instrumentos necessários para as praticas de Semiologia e Semiotécnica I e II estão disponíveis.

REGULAMENTO E UTILIZAÇÃO DO LABORATÓRIO

 Todo e qualquer trabalho a ser desenvolvido dentro de um laboratório apresenta riscos, seja por produtos, equipamentos ou imprudência do próprio usuário, que pode resultar em danos materiais ou acidentes pessoais, que podem acontece quando menos se espera. Pensando nisto, foi elaborado este Manual, contendo as principais medidas que se fazem necessárias para melhor utilização do Laboratório de Semiologia e Semiotécnica do Curso de Enfermagem, tais como:

  • Formas adequadas de descarte de resíduos laboratoriais;
  • Formas de prevenção de acidentes;
  • Utilização correta de equipamentos;
  • Procedimentos gerais recomendados em casos de acidentes. Prevenir acidentes é dever de cada um, portanto o aluno é orientado a exercer suas atividades com calma, cautela, dedicação e bom senso, seguindo sempre as recomendações aqui descritas, desta forma prevenindo e/ou minimizando os efeitos nefastos resultantes dos possíveis acidentes. Neste laboratório o(a) acadêmico(a) aprende e treina técnicas básicas e fundamentais para a prática profissional de enfermagem, respeitando as regras de assepsia em todo seu contexto. Dentre as técnicas trabalhadas pode-se citar: lavagem correta das mãos, administração de medicamentos, higiene e conforto do paciente, sondagem vesical, nasogástrica e nasoentérica, cuidados gerais com o ambiente onde o paciente está inserido entre outros, além das técnicas semiológicas para a realização do exame físico que é fundamental para a implantação da sistematização da assistência de enfermagem. É prioritário elucidar alguns pontos obrigatório na utilização do laboratório:
  • O uso do jaleco.
  • Realizar o acondicionamento de material perfurocortante nos locais adequados.
  • Realizar o acondicionamento adequado do lixo hospitalar (saco branco)
  • Lavar imediatamente após o uso os materiais utilizados (pinças, cubas, bacias, etc.)
  • Organização dos materiais usados.
  • Não falar alto.
  • Disciplinaridade e comprometimento no uso dos materiais disponíveis.
  • Há, no entanto, outros pontos a serem respeitados no laboratório tanto pelo corpo docente e discentes

 Com referência ao corpo discente

  • Será permitida a permanência de alunos no laboratório somente na presença do professor e/ou monitor durante as atividades de ensino e estudo;
  • Os alunos, durante sua estada no laboratório, só poderão manipular materiais e equipamentos após orientação oferecida pelo professor/monitor e com a permissão dos mesmos;
  • Os alunos deverão apresentar-se sempre trajando calças ou saias compridas, jaleco branco, sapatos fechados; mantendo-se com os cabelos presos e adereços discretos durante as atividades no laboratório;
  • Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) tais como óculos de proteção e jaleco deverão ser adquiridos com recursos próprios dos alunos;
  • O aluno deverá informar ao professor sobre história de alergia de qualquer natureza e/ou problema respiratório antes de ingressar no laboratório;
  • Não será permitido aos alunos fazerem refeições ou permanecerem com alimentos dentro do laboratório;
  • Não será permitido aos alunos executarem atividades alheias às orientadas pelo professor;
  • Os alunos deverão zelar pelos materiais e equipamentos do laboratório, utilizando-os conforme orientação do professor/monitor, evitando seu desperdício e/ou dano;
  • O aluno que manusear de forma inadequada e/ou sem autorização do professor/monitor qualquer equipamento ou material do laboratório será responsabilizado, caso ocorra dano ao mesmo;
  • Cabe aos alunos manter o laboratório em ordem logo após o término das atividades.

Com referência ao corpo docente:

  • Não será permitido ao professor, sob qualquer circunstância, fornecer a chave do laboratório aos alunos e/ou permitir que estes permaneçam neste recinto sem a sua presença;
  • O professor deverá explicar, ainda em sala de aula, de que forma serão executadas as atividades no laboratório, minimizando a ansiedade dos alunos e evitando tumulto e desordem;
  • Toda e qualquer atividade executada no laboratório deverá ter a supervisão direta e constante do professor/monitor;
  • O professor não deverá permitir que os alunos executem atividades de forma diferente da que foi orientada e/ou atividade que não foi solicitada;
  • O professor não deverá permitir o ingresso no laboratório de qualquer aluno que não esteja adequadamente trajado e sem EPI’s para as atividades;
  • O professor deverá instruir e motivar os alunos a manterem o laboratório em ordem logo após o término das atividades;
  • O professor deverá assegurar que os resíduos sólidos de saúde sejam manuseados de forma adequada em todas as suas etapas, garantindo sua segurança, dos discentes e do meio ambiente. Para tanto, deverá instruir quanto ao descarte correto dos materiais do acordo com a classificação de resíduos gerada no laboratório: o Grupo D= Resíduos que não apresentam risco biológico, químico ou radiológico à saúde ou ao meio ambiente, podendo ser equiparados aos resíduos domiciliares. O Grupo E= Materiais perfurocortantes ou escarificantes. O Portanto: o Papel toalha, material utilizado em antissepsia, equipo de soro, embalagens plásticas e de papel deverão ser descartados em lixeira comum (Grupo D). O Materiais perfurocortantes como agulhas, seringas, lâminas de bisturi, escalpes, ampolas de vidro, lancetas e outros similares serão desprezados em recipiente próprio, de paredes rígidas, lacrando-o quando atingir o nível especificado de capacidade.
  • Em caso de acidente envolvendo material perfuro cortante e fluido orgânico, o professor deverá acalmar os envolvidos, prestando-lhes cuidados imediatos; fazer um relatório de ocorrência e comunicar imediatamente a coordenação do curso;
  • Desde que tomados todos os cuidados mencionados nesta norma de utilização, tanto o docente que utiliza o laboratório, quanto o coordenador do curso e a instituição de ensino estarão isentos de responsabilidade sobre qualquer tipo de acidente que venha a ocorrer por uso indevido de materiais pelos alunos.
  • Caso o laboratório seja utilizado por mais de um professor, deverá ser feito agendamento prévio, com no mínimo uma semana de antecedência;
  • O professor que utilizar o laboratório deverá registrar junto ao responsável por este, o tipo de atividade realizada e os materiais de consumo utilizados, comunicando ao responsável tal uso, para que seja providenciada sua reposição;
  • O professor/monitor devem zelar pelos materiais e equipamentos do laboratório, orientando os alunos quanto ao seu uso correto, evitando desperdício e/ou dano. Suporte