Prof. MESTRE GLEICE DE SOUZA
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1998) e mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2002). Atua como coordenadora no curso de Educação Física nas modalidades Presencial e Flex-Ensino a Distância. Tem experiência na área de Educação Física atuando nas respectivas disciplinas: Educação Física adaptada; Aprendizagem Motora, Supervisão de estágios, Dança, Prática Pedagógica em Educação Física – Infantil, Fundamental e Médio. Na Educação a Distância, atuou como conteudista no curso de Educação Inclusiva, na elaboração de material didático (livro) para a disciplina Educação Física Adaptada, orientação de trabalhos de conclusão de cursos(TCC) e participações de bancas de TCC.
R. Ten. Tito Teixeira de Castro, 1222 – Boqueirão, Curitiba – PR, 81670-430
confira aqui a matriz curricular de seu curso.
O QUE diz quem já fez:
A Educação Física é uma área de conhecimento e de intervenção profissional que tem como objeto de estudo e de aplicação a motricidade ou movimento humano, a cultura do movimento corporal, com foco nas diferentes formas e modalidades do exercício físico, da ginástica, do jogo, do esporte, das lutas e da dança, visando atender às necessidades sociais no campo da saúde, da educação e da formação, da cultura, do alto rendimento esportivo e do lazer. Os graduandos em Educação Física podem optar pelos cursos de Licenciatura ou Bacharelado.
O curso de Licenciatura em Educação Física possibilita a formação de profissionais para uma atuação reflexiva, crítica, transformadora e democrática, sendo que ao final o estudante deverá estar apto a: planejar, executar e avaliar programas de ensino na escola e desenvolver e avaliar pesquisas no âmbito da educação física escolar.
O curso de Bacharelado em Educação Física possibilita a formação de profissionais para prescrever exercício físico para diferentes populações entre as quais crianças, adultos, idosos, atletas e indivíduos com desenvolvimento atípico, a atuar em diferentes campos (academias, clubes, empresas, hospitais, hotéis, além de outros campos que oportunizem ou venham a oportunizar a prática de atividades físicas, recreativas e esportivas), com a finalidade de promover a saúde, o lazer, a iniciação esportiva, bem como treinamentos para atletas de alto rendimento.( Classificação Brasileira de Ocupações – CBO.
Curso de Educação Física Presencial – Portaria MEC Nº 242, de 30 de março de 2017 (Licenciatura ou Bacharelado).
Curso de Educação Física EaD Flex – Portaria Consepe Nº 31, de 15 de fevereiro de 2019 (Licenciatura ou Bacharelado).
A UniFaesp denomina de EaD Flex a ação didático-pedagógica da Educação a Distância com Atividades Práticas Presenciais Obrigatórias.
As disciplinas do curso são cuidadosamente planejadas para que a parte teórica seja ministrada por meio digital, em plataforma própria, em qualquer dia e horário, sem que o aluno necessite ir presencialmente até a UniFaesp. Já a parte prática das disciplinas é realizada com a presença de professores e alunos, principalmente em laboratórios do curso, no Centro Universitário.
Assim, em alguns momentos o aluno realiza as disciplinas com atividades supervisionadas com todo acompanhamento da equipe do EaD – auto estudo, assiste videoaulas ministradas por professores experientes e realiza trabalhos, em outros, há o acompanhamento presencial de professores.
A EaD Flex é o ensino ideal para quem quer estudar e busca horários flexíveis. É a metodologia mais atual em que as melhores experiências do ensino tradicional se complementam com as inovações tecnológicas.
O ensino presencial tem como principal característica a reunião entre professores e alunos em um mesmo espaço físico, ao mesmo tempo.
O conteúdo é repassado pelos professores e debatido com os alunos, diariamente. São utilizadas metodologias como aulas expositivas, trabalhos em grupo, seminários, debates, apresentações de trabalhos. Nesta modalidade, o aluno deve estar presente, tanto para atividades teóricas, quanto para as atividades práticas de laboratório, de sala e avaliações, para a sua aprovação.
Também, neste ensino há possibilidade de que algumas disciplinas/atividades sejam ofertadas em meio digital, utilizando TICs – Tecnologias da Informação e Comunicação, quando previstas no PPC.